quarta-feira, 2 de dezembro de 2015










CURIOSIDADES SOBRE A ORIGEM DO SOBRE NOME PINHEIRO


Se você tem o sobrenome Pinheiro vai gostar de conhecer um pouco mais sobre suas origens. Veja abaixo algumas curiosidades, história da família e informações sobre o brasão da família Pinheiro.
O sobrenome Pinheiro, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Pinheiro

Este sobrenome é de origem portuguesa. Considerado como um toponímico, este sobrenome tem origens geográficas. Em sua história provavelmente tem alguma comunidade que surgiu em uma região com muitos pinheiros.
Em documentos de 1258 foi registrado a existência de Petrus Pinarius. Como sobrenome pode também ter surgido como uma alcunha metafórica a um sujeito alto como um pinheiro.
Os Pinheiros procedem de Tristão Gomes Pinheiro, cavaleiro galego, que fez os muros de Barcelos pôr mandado do Duque D.Afonso. Tem morgado em Barcelos, onde foram alcaides-mores algum tempo.
Há relatos de que os Pinheiros são de uma família judia que mudou seu sobrenome para este a fim de cessar a perseguição de cristãos na idade média. Com o tempo, alguns desses judeus passaram a ser cristãos por ter contato com a doutrina e se identificarem com ela. Isso aconteceu com grande parte dos Pinheiros.

Curiosidades

Por conta da perseguição de judeus já relatada, os Pinheiros eram considerados os Novos Cristão, por uns que fingiram se converter e outros que realmente se converteram.

Variantes do sobrenome Pinheiro

Não existem variantes válidas dos Pinheiros, pelo menos não tão conhecidas. O que pode se encontrar são traduções do mesmo. Em inglês, a família Pinheiros é Pine e assim podem acontecer com outras várias línguas.

Brasão da Família Pinheiro                        

São encontrados três tipos de brasão na família dos Pinheiros. Mesmo assim, o mais oficial deles é constituído de prata com cinco pinheiros arrancados, de verdes, postos dois em cada canto e um no meio deles. No timbre é encontrado o mesmo pinheiro do escudo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário